domingo, 1 de novembro de 2015

Já viu filhote de pombo?



Uma pombinha fez um ninho na varanda da minha casa e a partir daí comecei a observar o cuidado dela com o ovo, como passava horas e horas lá no ninho. Sempre a observava de uma certa distância para não afugentá-la e com o passar do tempo ela já estava acostumada com a minha presença. 
Com o decorrer dos dias o filhote saiu do ovo e pude observar em algumas ocasiões ela o alimentando. O tempo foi passando o filhote estava cada vez maior e ainda permanecia no ninho, vi que ele já estava quase do tamanho da mãe e ainda não voava e nem se alimentava sozinho. 
Fiquei me perguntando se tal comportamento era normal e pesquisei mais a respeito e encontrei o artigo abaixo:

A lenda urbana da invisibilidade dos filhotes de pombo pode finalmente ter encontrado uma explicação científica para desvendá-la.
O que não falta são pombos voando pelas cidades e ciscando pelos cantos. Mas e seus filhotes? Alguém já viu? A verdade é que para sobreviver quase como um símbolo da selva de pedras, os pombos escolhem lugares altos e escondidos para seus ninhos, como torres de igrejas, pontes e prédios abandonados.
Como os filhotes costumam ficar bastante tempo no ninho antes de arriscar os primeiros voos, de fato é bem difícil vê-los pelas ruas. Os pequenos pombos ficam até 40 dias no ninho enquanto são alimentados pelos pais.
Quando finalmente estão prontos para sair por aí os pombinhos já tem aparência adulta e se misturam aos outros pombos sendo difícil distingui-los. Simples não?
   Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário